Igor Gandra

Tem formação em teatro, dança, filosofia, artes marciais, teatro de marionetas, formas animadas e objetos realizada em Portugal e no estrangeiro. Concluiu o curso profissional de Teatro do Balleteatro Escola Profissional e frequentou, sem concluir, a ESMAE. Destaca ainda, como experiências formativas importantes, o estágio internacional no Institut International de la Marionnette dirigido por Philipe Genty, França (1995) e o Laboratório o Espaço do Encontro orientado pelo Arquiteto Jean-Philippe Vassal organizado pelo FIMP em 2005. Na sua formação artística inclui também a passagem pelo Teatro de Marionetas do Porto entre 1993 e 1999, sob a direção de João Paulo Seara Cardoso.

Em 1999 funda com Carla Veloso o Teatro de Ferro onde dirigiu até ao presente cerca de 40 espectáculos e outros projetos artísticos, apresentados por todo o país e no estrangeiro.

É desde 2010 diretor artístico do Festival Internacional de Marionetas do Porto.

Dirigiu e programou até ao presente quinze edições. Como programador, tem sido convidado para vários contextos por toda a Europa, América e Ásia.

Integra o Concelho Artístico Consultivo das Comédias do Minho desde 2010.

Como artista, programador cultural e docente tem colaborado com diversas instituições: Universidade de Évora, Escola Superior de Educação de Lisboa, Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Porto, Instituto Superior de Ciências da educação, New York University - Abu Dhabi, Akademia Teatralnja Varsóvia/Bialystok, Sorbonne Université Paris, etc.

Prémio O Teatro na Década, Clube português de Artes e Ideias (1997)

Prémio Revelação Ribeiro da Fonte, Ministério da Cultura - Portugal (2005)

Prémio revelação Pelo Jornal do Centro 2005

Medalha de Mérito Cultural e Científico Pela Cidade de Vila Nova de Gaia (2005)