A Revolta dos Objectos:
Uma Conferência Animada

É o segundo momento deste ciclo dedicado aos objectos.

Depois da criação de Objetoteca Popular Itinerante para a edição do Cultura em Expansão em 2018 - um teatro popular numa carrinha branca que tem percorrido as praças e mercados, praias e terreiros da nossa cidade e do país - chegou o momento de uma abordagem mais gdjsdjhtrgskjg.

O dispositivo de uma conferência é o ponto de partida para esta nova incursão no mundo das coisas. Este dispositivo é, como todos os outros, um modo de organizar objectos (uma mesa, cadeiras, microfones, etc.) corpos, discursos e algumas regras - umas escritas e outras implícitas. Esta não é, no entanto, uma conferência qualquer: o conferencista é um actor e a sua comunicação é uma performance na qual os objectos insistem em ter ainda uma palavrinha a acrescentar.

As coisas, os objectos têm um modo muito especial de comunicar - connosco e entre si - gwarggaflrlghf. O nosso pobre teórico convidado irá tentar apresentar algumas ideias sobre o assunto, será que vai conseguir fazê-lo em plena revolta dos objectos? Aquele móvel que a meio da noite estalava e tornava a casa estranhamente assustadora irá marcar presença. Não perca esta conferência, vai ser animada!

Igor Gandra, Teatro de Ferro
Para Cultura em Expansão 2019, Porto

Conceito e Direção Artística Igor Gandra, Carla Veloso

Texto, Dramaturgia e Concepção Cenográfica Igor Gandra

Realização Plástica da Cenografia e Adereços Eduardo Mendes

Interpretação Igor Gandra, Carla Veloso, Eduardo Mendes

Vídeo Teatro de Ferro, Carlota Gandra

Desenho de Luz Mariana Figueroa

Fotografia de Cena Susana Neves

Construção e Montagem Oficina do Teatro de Ferro

Consultores José Alberto Ferreira, Magda Henriques, Mário Amaral e Bruno Monteiro

Coprodução Teatro de Ferro e Câmara Municipal do Porto

Duração 50 minutos

Espectáculo para M/ 8 anos