Encenação e cenografia Igor Gandra
Texto Regina Guimarães
Interpretação Igor Gandra e Carla Veloso
Marionetas e figurinos Maria Jorge VilaVerde
Pintura de marionetas Emília Sousa
Movimento Carla Veloso
Sonoplastia Fernando Rodrigues
Desenho de luz Rui Maia
Vídeo Hugo Valter Moutinho
Voz da Nave Susana Menezes
Oficina de construção Vítor Silva, Ana Rovisco e Filipe Garcia
Execução dos figurinos Branca Elísio
Produção Teatro de Ferro
Design gráfico Miguel Neiva © Ícone Design
Fotografia de cena Henrique Delgado
CE M/ 4 anos
Co-produção Teatro de Ferro / Festival Internacional de Marionetas do Porto
Espectáculo de ficção científica para todo o público. BLURP, o protagonista, é um jovem e intrépido explorador espacio-temporal, e tem em comum com “the boy with green hair” de Joseph Losey, entre outras coisas, a sua cor do cabelo.
Neste espectáculo reencontramos alguns temas e ambientes clássicos da sci-fi: o computador central da nave com a sua voz elegante, o planeta habitado por seres extremamente hostis, a avaria no sistema de gravidade artificial dentro da nave, etc...
Estes temas recorrentes de um certo universo cinematográfico e literário servem de pretexto para outras questões como a coexistência entre o real e o virtual imaginário, essa dualidade que sustenta a brincadeira de uma criança e a faz viajar por outros mundos. Utilizando a vigem pelo espaço cósmico como metáfora, BLURP é também uma reflexão sobre a liberdade que reside na imaginação, verdadeira “última fronteira”.
O jovem BLURP, acompanhado pelo seu inseparável amigo BLIP, o robô, relaciona-se no decorrer das suas aventuras espacio-temporais com estranhos habitantes de planetas distantes ou de outras dimensões. Juntos enfrentam desafios como o desconhecido, a surpresa, o medo e a descoberta do valor da amizade.